Header Ads

Em apenas dois dias, chuvas em Diamante chegam a quase 200 milímetros. Veja!

Desde à ultima quinta-feira, 19, a o município de Diamante já registrou quase 200 milímetros de chuva, onde as cidades vizinhas, como Boa Ventura, Curral Velho e Santana de Mangueira, que compõem o Vale do Piancó paraibano, também registraram um alto índice pluviométrico nesses últimos três dias.

Na tarde desse sábado, 20, as chuvas tornaram a cair sobre o solo sertanejo, onde dados apontam que em Diamante choveu em apenas uma hora o que se esperava para o mês de dezembro inteiro.

O centro da cidade ficou completamente tomado por água, e com isso a sede da Câmara Municipal de Diamante foi invadida pela correnteza que se formou na rua, cuja fica localizada em dos setores baixos do município.

Imagens abaixo


(Centro da cidade de Diamante - Foto: DiamanteOnline)

Zona Rural

Alguns moradores da zona rural dizem que isso é obra divina, pois ninguém acreditava que poderia cair uma chuva tão forte como essa em plena seca, onde é considerada a maio dos últimos 40 anos.



Barragens, açudes, riachos e baixios estão completamente alagados, bem como o leito do Rio Piancó, que corta Diamante, elevou seu nível, fazendo com que os moradores que residem em comunidades situadas do outro lado do rio atravessarem o mesmo em canoas, meio de transporte que em período de cheia facilita a locomoção dessa pessoas até a cidade.



Relatório da AESA

De acordo com relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado (Aesa), o primeiro trimestre de 2014 vai ser marcado por chuvas dentro da normalidade no Sertão da Paraíba, ou seja, não ocorrerá estiagem conforme o estudo climático. O documento foi divulgado nessa quinta-feira, 19, na II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste, que ocorreu na sede do órgão, em Campina Grande.

Segundo o relatório, as previsões meteorológicas para os primeiros três meses do próximo ano indicam que as chuvas no Sertão, apesar de ficarem dentro da média característica do período, devem ocorrer de forma irregular, ou seja, localidades poderão chover mais do que outras.

Para o presidente da Aesa, João Vicente Machado, “Se tivermos um período chuvoso espacialmente bem distribuído é possível que a gente possa recompor senão toda a carga dos reservatórios, pelo menos parte significativa dessa carga”.


Desde a última quarta-feira chove forte no Vale do Piancó e em todo o Sertão paraibano, acendendo a esperança dos agricultores de um bom inverno em 2014.


Fonte: DiamanteNews com Folha do Vale
Tecnologia do Blogger.