Header Ads

Beijar várias bocas no carnaval pode trazer doenças, diz médico da UFSCar. Veja!



O beijo na boca pode transmitir desde uma simples gripe ou resfriado, até doenças mais graves como hepatite B e turbeculose. O alerta para o período do carnaval, época em que as pessoas beijam vários parceiros desconhecidos, é do clínico geral e professor do departamento de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bernardino Geraldo Alves Souto. "Se estiver com sangramento, o risco aumenta ainda mais", afirmou.

O ambiente escuro e úmido é propício para o desenvolvimento de várias bactérias. De acordo com o cirurgião dentista Silvio Segnini, só na boca há mil bactérias diferentes. "Sem contar as que são desconhecidas. E o mau hálito pode ser um indicativo dessas bactérias ou de alguma afecção na garganta", falou Segnini. A má conservação dentária é outro fator que amplia a probabilidade de transmissão.Segundo Souto, as doenças podem ser transmitidas pela cavidade oral ou nasal. "As viroses respiratórias podem ser transmitidas pelo beijo na boca. Gripe, meningite, tuberculose, herpes é muito frequente e também a mononucleose, uma doença que começa com frebre, ínguas pelo corpo, e pode evoluir para hepatite ou inflamaçãoo no baço", explicou o professor.

Entretanto, observar o aspecto da pessoa a ser beijada nem sempre é suficiente para evitar o risco. "Isso porque algumas doenças podem ser transmitidas mesmo se não estiverem na fase aguda. Claro que se for na fase aguda, a transmissibilidade é maior, mas, por exemplo, se o vírus da gripe estiver na pessoa um dia antes do beijo, ela não vai ter sintoma e pode transmiti-lo", afirmou.

Assim também é com o herpes e com a mononucleose, conhecida popularmente como doença do beijo."A pessoa que transmite essas doenças pode não estar com sintoma naquele momento. A mononucleose pode levar de uma semana a seis meses para ser curada, a resposta ao tratamento é variável", disse Souto.

Aglomeração

Para o professor da UFSCar, o ideal é evitar locais fechados. "Se a aglomeração tiver que acontecer, é bom que seja em lugares ventilados, porque quanto mais fechado o local,  maior é o risco de transmissão de doenças", orientou Souto.

Excesso

Outra atitude que pode ajudar a evitar a transmissão de doenças é fugir dos excessos. "Beijar qualquer um o tempo todo facilita a transmissão, há que se evitar o excesso", recomendou. "Aliás, qualquer tipo dele, inclusive o de bebida, até porque, o fator agravante do carnaval é que com muita bebida ou droga a pessoa perde a capacidade de administrar o próprio comportamento e extrapola, então isso deve ser evitado", completou o professor.

Doenças

Entre as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, estão gripe, resfriado, faringite, amigdalite, hepatite B, mononucleose, herpes labial, turbeculose e meningite.



G1
Tecnologia do Blogger.