Header Ads

Reservatórios, açudes e barragens vazios causam colapso em cidades paraibanas, diz Deusdete Queiroga. Veja!




O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (CAGEPA), Deusdete Queiroga falou em entrevista ao Sistema Arapuan, sobre a situação de colapso na qual se encontram alguns municípios e as ações que a Companhia tem desenvolvido a respeito. “A CAGEPA tem tido uma preocupação muito grande desde o ano passado quando iniciou-se o período de seca. Nós temos hoje alguns reservatórios, açudes e barragens, que atendem as cidades, já completamente vazios”, pontuou o presidente.
Um caso de município que entrou em colapso, de acordo com Deusdete, é a cidade de Triunfo, na qual o açude secou totalmente e esta sendo atendida por carro pipa. “Na região do Brejo, também secou a barragem de Vaca Brava, que atendia as cidade de Belém, Logradouro, Caiçara e alguns distritos. Também estas cidades estão  atendidas por carro pipa”, explicou.
Deusdete lembrou da intervenção que foi feita pelo governo do estado. “O governador Ricardo Coutinho (PSB) determinou que a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do estado (CDRM) se deslocasse até estas cidades e perfurasse alguns poços para atenuar um pouco a dificuldade da população destes municípios que estão sem abastecimento”. Após uma medida neste sentido, efetuada pela defesa civil, junto com a CDRM, a CAGEPA está conseguido bombear para a cidade de Belém, especificamente, apenas um ou dois dias por semana.
“ Isso é sem dúvida consequência da seca que assola a Paraíba e todo o semi-árido nordestino. Mas a expectativa da CAGEPA é que volte a chover agora no começo do ano e chova de forma regular, para que os mananciais possam encher ou pegar um volume de água que permita o abastecimento normal”, sentenciou Deusdete.

ExpressoPB/Paraíba
Tecnologia do Blogger.