Header Ads

Diamante Bruto: professor universitário lançará livro sobre a história de Diamante e a trajetória das família Pegado e Sérvulo na Paraíba. Veja!


O livro Diamante Bruto: História, Política E Cultura No Sertão Paraibano, de autoria do professor universitário e doutor Francisco José Pegado Abílio será lançado dia 19 de janeiro, dentro da programação da centenária festa religiosa de São Sebastião. O evento de lançamento acontecerá a partir das 18h00, na Escola Municipal Mestre Mandu, em Diamante, município localizado na região do Vale do Piancó, Sertão da Paraíba.


O livro está divido em capítulos, onde o leitor vai encontrar informações sobre a história política do município, a influência do Coronel Zuza Lacerda sobre a cidade de Diamante, bem como a trajetória das Famílias Pegado e Sérvulo na Paraíba, entre outros temas importantes. 


Para o lançamento do livro estão sendo esparadas diversos intelectuais da região, famílias e autoridades diamantenses. Quem for ao lançamento do livro irá perceber através do registro fotográfico e desenhos esquemáticos, um forte sentimento de “saudosismo”, pertencimento e topofilia ao município do qual o autor da obra faz parte. Vale a pena conferir.

É bom ressltar que a obra que não teve nenhum apoio de órgão oficial de governo é bancada totalmente com recursos próprio autor, que, com esse gesto retrata seu profundo e grande amor a Diamante, sua terra natal, que carecia de um resgate histórico mais apurado sobre o cotidiano da cidade, seus fatos históricos, políticos e culturais. 

Segundo Chico Pegado, assim como é mais conhecido o autor do livro, esta obra foi idealizada desde os anos da sua infância e adolescência quando ainda morava na cidade. Ao longo de mais de 30 anos ele foi reunindo informações sobre o município de Diamante, sua história, fatos e curiosidades de seus personagens cotidianos. Além disso o autor colheu relatos, diversos tipos de literatura, registro bibliográfico, documental e fotográfico da Familia Pegado Abílio para compor o livro.

A obra Diamante Bruto: História, Política, Educação E Cultura No Sertão Paraibano tem como objetivo principal realizar um resgate do cotidiano da cidade de Diamante e entender um pouco da sua história, cultura e educação, assim como valorizar e homenagear filhos ilustres que muito contibuíram na construção dos “pilares” de nosso querido município, disse Chico Pegado. 

Ainda de acordo com o autor da obra, "faz-se necessário relatar que o conteúdo do livro não se encerra por aqui. Muitas informações poderiam ser incluídas, fatos e pessoas, mas acredito que atingimos nosso objetivo que era retratar um pouco da história de Diamante e de seus filhos", argumentou. 

O diamantense Francisco José Pegado Abílio convida a todos para o lançamento do seu livro, assim como agradece a toda sua família pelo apoio e incentivo na construção dessa importante obra documental sobre o município de Diamante, que servirá de base para outros estudos futuros. 

"De modo muito especial, quero agradecera a toda minha família e muitos amigos, que contribuíram de forma direta ou indireta para que esta obra saísse da condição de um “sonho” para uma realidade concreta. Como afirma o nosso mestre Paulo Freire: “Se não posso, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar”, concluiu, Chico Pegado.

Conheça um pouco do livro Diamante Bruto: História, Política, Educação E Cultura No Sertão Paraibano:

Capítulo 01 - De Paulo Mendes a São Paulo: história e política do município de Diamante.
Capítulo 02 - Do Além Mar ao Sertão Nordestino: a trajetória das famílias Pegado e Sérvulo - de Portugal à Paraíba.
Capítulo 03 - A República da Estrela: o Coronel Zuza Lacerda e sua influência no município de Diamante.
Capítulo 04 - Garimpando a Pedreira em Busca do Mineral Precioso: a formação administrativa da cidade de Diamante.
Capítulo 05 - Entre as Jazidas e os Lajedos: aspectos da geografia, economia e saúde do município de Diamante.
Capítulo 06 - Do Brilho à Preciosidade da Peróla: Festas e rituais religiosos em Diamante.
Capítulo 07 - Quanto Vale o Brilho da Pedra Preciosa? esporte, cultura e folclore no município de Diamante. 
Capítulo 08 - Da Radiola a Difusora: comunicação, informação e jornalismo na cidade de Diamante.
Capítulo 09 - A Era das Professoras dos Grupos Escolares: história da educação do município de Diamante. 
Capítulo 10 - Diamante de A a Z: personalidades, fatos e acontecimentos. 
Capítulo 11 - Memorial Sobre o Autor: Francisco José Pegado Abílio. 

Conheça um pouco mais sobre o autor: 

Francisco José Pegado Abílio é natural de Diamante, filho de José Jocílio Pegado (Dedé Pegado) e de Maria das Graças Abílio Pegado. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994); Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001); Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997); Doutor em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002). Pós-doutor em Educação (Educação Ambiental) pela UFMT (2011). Atualmente é professor Associado I da UFPB. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas; Educação; Educação Ambiental; Educação no Contexto do Semiárido; Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências Biológicas. É ainda orientador no Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE/CE/UFPB) e Mestrado no PRODEMA-UFPB.




Hélder Loureiro para o DiamanteNews


Tecnologia do Blogger.