Header Ads

Laudo de veterinário inocenta homem preso sob acusação de ter matado animal a pauladas em Itaporanga. Veja!

 
 
 
Preso por homens da Polícia Militar sob acusação de que teria matado a pauladas em via pública uma égua de sua propriedade, o pecuarista Heleno Pereira, conhecido como Heleno Zacarias, de 56 anos, passou algumas horas detido na delegacia de Itaporanga, mas, depois de ser ouvido pelo delegado Cristiano Santana e assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi liberado, no entanto, ainda poderá prestar esclarecimentos à Justiça.


Os supostos maus tratos contra a égua, que pariu recentemente, ocorreram no final da manhã desta sexta-feira, 21, na Rua Mãe Borrego, quando Heleno conduzia o animal para um roçado às margens do rio. Populares acionaram a PM depois que supostamente viram o animal sendo agredido e, em seguida, cair mortalmente.



As pessoas imaginaram que o animal teria morrido em função das pancadas e ficaram revoltadas, mas, na delegacia, o fato foi esclarecido. De acordo com um veterinário local, que assistiu ao animal na véspera e apresentou um laudo à polícia, a égua estava com uma doença chamada tétano e poderia morrer a qualquer momento, principalmente depois de algum esforço físico. Ele alertou sobre os riscos de contágio para humanos e outros animais que a destinação incorreta dos restos mortais do bicho pode ocasionar.

O veterinário assegurou que a causa da morte do equino não está relacionada às possíveis pancadas que ele tenha recebido, mas às graves lesões orgânicas provocadas pela doença. “Um homem sozinho, e com aquele pedaço de pau que eu vi lá, jamais conseguiria matar um animal daquele porte”, comentou o veterinário.

De acordo ainda com ele, o problema foi o deslocamento da égua. O especialista diz que a doença provoca contrações musculares e, ao ser forçado a andar, o animal pode morrer por asfixia. O próprio delegado analisou as fotos da besta e não percebeu nenhuma lesão em seu corpo.

Heleno, que mora no conjunto Miguel Morato, disse que já perdeu três animais em função da doença e que não procede a informação de que teria espancado violentamente a égua, por quem revelou nutrir um forte apego afetivo.
 
 
 
 
FOLHA DO VALE
Tecnologia do Blogger.