Header Ads

Inscrições para Sisu se encerram com recorde de candidatos. Veja!



As inscrições para o Sisu (Sitema de Seleção Unificada) foram encerradas às 23h59 de ontem com o recorde de estudantes. Até as 19h de ontem, ao menos 1.863.982 candidatos forneceram os dados para participar do programa, uma média de 14,4 por vaga.

O número de inscritos superou o de 2012, quando 1.757.399 candidatos participaram do processo. Cada candidato teve direito a escolher duas opções de curso, de forma que até às 19h de sexta-feira (11), foram realizadas 3.628.905 inscrições por vaga.

O sistema vai selecionar candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 para 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 universidades públicas, federais e estaduais.

Para o primeiro semestre deste ano, o sistema oferecerá 129.319 vagas --18% a mais em relação ao mesmo período de 2012-- em 3.752 cursos.

Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Enem em 2012 e obtiveram nota maior que zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso que deverão ser especificados pela ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.
A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira (14). Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. Já a segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados nas duas primeiras convocações ainda podem aderir à lista de espera do programa. O estudante deve demonstrar interesse em uma das vagas remanescentes do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

JUSTIÇA

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região conseguiu suspender ontem a última liminar que ainda ameaçava o prazo final das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na quinta-feira (10), o TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região já tinha suspendido parte de uma liminar aprovada pela Justiça Federal contra as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Com a decisão desta sexta-feira (11), a divulgação dos resultados será retomada.

Além disso, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu liminares da Justiça de Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e Rondônia que concediam aos candidatos vista das provas de redação do Enem antes do prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região e a Procuradoria Federal recorreram, afirmando que o edital do exame não garante aos estudantes a vista do conteúdo das provas antes do prazo de inscrição do Sisu, nem o direito de recurso.




Folha SP
Tecnologia do Blogger.