Header Ads

Cagepa estuda fazer rodízio no abastecimento de água em Patos. Veja!


A cidade de Patos, a 300 km de João Pessoa, pode passar por um rodízio no abastecimento de água a partir da próxima semana. De acordo com o gerente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Regional das Espinharas, Maciel Damacena, a estatal está fazendo um estudo para avaliar a necessidade de adotar a medida. 

“Como o estado dos mananciais que a abastecem a região está se agravando, estamos fazendo um estudo para colocar em prática no momento adequado”, explicou o Damacena.


Segundo ele, o levantamento da Cagepa irá identificar quais as localidades da cidade que têm mais incidência de falta de água e com que periodicidade a interrupção no abastecimento ocorre. “Saberemos se a falta de água é constante ou esporádica e chegaremos a uma conclusão. Se a quantidade de água não for suficiente, nós faremos essa manobra”, disse.  

Caso o rodízio seja adotado, Damacena explicou que a cidade vai ser divida em cinco setores. “A cidade é grande e será dividida em cinco setores, onde cada um ficará sem água por um dia, enquanto os outros continuam com o abastecimento normal, até o rodízio ser completado”. 

Patos e mais 15 cidades do Sertão são abastecidas pelo sistema Sabugi-Coremas e o açude de Capoeira. Apesar do manancial da Capoeira apresentar estado crítico, como confirma a Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa), com apenas 17% da sua capacidade, Damacena tranquilizou a população, afirmando que a Cagepa só considera um manancial em situação crítica quando a água existente é insuficiente para ser tratada. “O açude tem mais de nove milhões de metros cúbicos de água, passível de tratamento”.

O gerente da Cagepa destacou ainda que o principal problema no abastecimento não é a seca que atinge a região, mas “a constante quebra da adutora”. “A média é um rompimento a cada três dias”, revelou.


Segundo ele, o problema acontece porque adutora foi construída em fibra de vidro, mas deveria ter sido feita em tubo de ferro fundido, o que garantiria "continuidade no abastecimento”.


Foto: Internet
Fonte: Naira Di Lorenzo 
Tecnologia do Blogger.