Header Ads

Professor diamantense irá lançar seu livro nesse sábado, 5, na Livraria Cultura do Manaíra Shopping em JP. Veja!


O livro Diamante Bruto: História, Política E Cultura No Sertão Paraibano, de autoria do professor universitário e doutor Francisco José Pegado Abílio será lançado neste sábado, 05, às 17h00, na Livraria Leitura do Manaíra Shopping, em João Pessoa. Em sua nova edição, esse é segundo lançamento da obra. A primeira aconteceu no dia 20 de janeiro de 2013, na cidade natal do autor, que é filho natural de Diamante, município localizado na região do Vale do Piancó, Sertão da Paraíba.

Para o lançamento do livro estão sendo separados diversos filhos da região do Vale do Piancó, especialmente da cidade de Diamante que residem na capital paraibana.



"Quem for ao lançamento do livro irá perceber através do registro fotográfico e desenhos esquemáticos, um forte sentimento de “saudosismo”, pertencimento e topofilia ao município do qual o autor da obra faz parte", disse o jornalista Hélder Loureiro Pegado, que contribuiu com várias fotos de seu acervo pessoal para composição da obra.

"É bom ressaltar que a obra que não teve nenhum apoio de órgão oficial de governo é bancada totalmente com recursos próprio autor, que, com esse gesto retrata seu profundo e grande amor a Diamante, sua terra natal, que carecia de um resgate histórico mais apurado sobre o cotidiano da cidade, seus fatos históricos, políticos e culturais", completou o jornalista.

Capa do Livro



Segundo Chico Pegado, assim como é mais conhecido o autor do livro, esta obra foi idealizada desde os anos da sua infância e adolescência quando ainda morava na cidade natal. Ao longo de mais de 30 anos ele foi reunindo informações sobre o município de Diamante, sua história, fatos e curiosidades de seus personagens cotidianos. Além disso o autor colheu relatos, diversos tipos de literatura, registro bibliográfico, documental e fotográfico da Familia Pegado Abílio para compor o livro.

A obra Diamante Bruto: História, Política, Educação E Cultura No Sertão Paraibano tem como objetivo principal realizar um resgate do cotidiano da cidade de Diamante e entender um pouco da sua história, cultura e educação, assim como valorizar e homenagear filhos ilustres que muito contibuíram na construção dos “pilares” de nosso querido município, destacou Chico Pegado.

Ainda de acordo com o autor da obra, "faz-se necessário relatar que o conteúdo do livro não se encerra por aqui. Muitas informações poderiam ser incluídas, fatos e pessoas, mas acredito que atingimos nosso objetivo que era retratar um pouco da história de Diamante e de seus filhos", argumentou.

O diamantense Francisco José Pegado Abílio convida a todos para o lançamento do seu livro, assim como agradece a toda sua família pelo apoio e incentivo na construção dessa importante obra documental sobre o município de Diamante, que servirá de base para outros estudos futuros.

"De modo muito especial, quero agradecera a toda minha família e muitos amigos, que contribuíram de forma direta ou indireta para que esta obra saísse da condição de um “sonho” para uma realidade concreta. Como afirma o nosso mestre Paulo Freire: “Se não posso, de um lado, estimular os sonhos impossíveis, não devo, de outro, negar a quem sonha o direito de sonhar”, concluiu, Chico Pegado.

O livro está divido em capítulos, onde o leitor vai encontrar informações sobre a história política do município, a influência do Coronel Zuza Lacerda sobre a cidade de Diamante, bem como a trajetória das Famílias Pegado e Sérvulo na Paraíba, entre outros temas importantes.

Conheça um pouco do livro Diamante Bruto: História, Política, Educação E Cultura No Sertão Paraibano:

Capítulo 01 - De Paulo Mendes a São Paulo: história e política do município de Diamante.

Capítulo 02 - Do Além Mar ao Sertão Nordestino: a trajetória das famílias Pegado e Sérvulo - de Portugal à Paraíba.

Capítulo 03 - A República da Estrela: o Coronel Zuza Lacerda e sua influência no município de Diamante.

Capítulo 04 - Garimpando a Pedreira em Busca do Mineral Precioso: a formação administrativa da cidade de Diamante.

Capítulo 05 - Entre as Jazidas e os Lajedos: aspectos da geografia, economia e saúde do município de Diamante.

Capítulo 06 - Do Brilho à Preciosidade da Peróla: Festas e rituais religiosos em Diamante.

Capítulo 07 - Quanto Vale o Brilho da Pedra Preciosa? esporte, cultura e folclore no município de Diamante.

Capítulo 08 - Da Radiola a Difusora: comunicação, informação e jornalismo na cidade de Diamante.

Capítulo 09 - A Era das Professoras dos Grupos Escolares: história da educação do município de Diamante.

Capítulo 10 - Diamante de A a Z: personalidades, fatos e acontecimentos.

Capítulo 11 - Memorial Sobre o Autor: Francisco José Pegado Abílio.

Sobre o autor:

Francisco José Pegado Abílio é natural de Diamante, Sertão paraibano, filho de José Jocílio Pegado (Dedé Pegado) e de Maria das Graças Abílio Pegado. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994); Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001); Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997); Doutor em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002). Pós-doutor em Educação (Educação Ambiental) pela UFMT (2011). Atualmente é professor Associado I da UFPB. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas; Educação; Educação Ambiental; Educação no Contexto do Semiárido; Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências Biológicas. É ainda orientador no Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE/CE/UFPB) e Mestrado no PRODEMA-UFPB.


Foto: Reprodução
Fonte: Hélder Lourero
Tecnologia do Blogger.