Header Ads

Escadarias do Cristo Rei e concretização da Trilha da Coluna Prestes podem ter saída. Veja!



Os prefeitos do Vale têm até este domingo, 31 de março, para inscrever seus municípios em projetos de infraestrutura turística, do Ministério do Turismo (MTur). As inscrições são feitas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Sincov), por meio do www.convenios.gov.br/siconv.

De acordo com o MTur, estão sendo oferecidos cerca de R$ 140 milhões, e o valor mínimo para o apoio a projetos é de R$ 250 mil. “Após a conclusão do prazo, no dia 31 de março, as propostas que tiverem validade técnica poderão receber os recursos, e as Prefeituras podem cadastrar suas propostas em quatro programas”, enfatiza o órgão federal.

A região tem muitos potenciais turísticos, mas são pouco ou mal explorados, e isso acontece porque, justamente, as Prefeituras não oferecem infraestrutura aos espaços turísticos, impossibilitando o acesso das pessoas a este locais. Um dos grandes potenciais do Vale é a Trilha da Coluna Prestes, que necessita de recursos para se consolidar como rata do turismo histórico e ecológico, contemplando vários municípios, entre os quais Piancó e Santana dos Garrotes.

Em Itaporanga, o maior potencial está na estátua do Cristo Rei, que já recebe muitos visitantes locais e de fora, principalmente durante as romarias anuais e datas religiosas, mas a dificuldade de acesso ao Cristo para quem não tem carro, a maioria da população, é um empecilho para o incremento turístico, problema que poderia ser resolvido com a construção de uma escadaria para subida e descida da serra, onde está erguido o monumento católico.

Outra obra importante e urgente para Itaporanga é a construção de um centro de eventos, destinado a desafogar a Avenida Getúlio Vargas, que já não tem condições de abrigar eventos como o São Pedro e aniversário da cidade.

O MTur orienta que “No momento da inserção da proposta no sistema após o cadastramento da mesma no Siconv, o proponente deve escolher a opção “enviar para análise”, acrescentando que “a proposta só será encaminhada e armazenada no sistema após a escolha desta opção”.



Fonte: Folha do Vale
Tecnologia do Blogger.