Prefeituras regionais terão até 28 de maio para publicar seus gastos na internet. Veja!
Possivelmente
ainda esta semana, as Prefeituras do Vale estarão recebendo ofícios do Tribunal
de Contas do Estado (TCE) alertando sobre o cumprimento obrigatório de duas
leis criadas para dar visibilidade aos gastos do poder público municipal: a da
Transparência e a de Acesso à Informação.
As duas normas
têm um ponto em comum, que é disponibilizar ao cidadão o acesso aos gastos
públicos efetuados pelos próprios gestores na internet. Mas a Lei da
Transparência (Lei Complementar 131, sancionada no ano de 2009) vai além e diz
que as Prefeituras devem expor esses gastos em tempo real, por meio de portais
institucionais que deverão ser criados pelos próprios gestores.
Os prefeitos têm
até 28 de maio para cumprir a determinação da Lei da Transparência, ou seja,
menos de dois meses para exporem na internet o que entrou de recurso e onde o
dinheiro foi gasto.
Já a Lei de
Acesso a Informação (Lei 12.257/11) entrou em vigor em maio do ano passado e
garante aos cidadãos o acesso a documentos públicos de órgãos federais,
estaduais, distritais e municipais. O sigilo somente será justificável em casos
de proteção da segurança do Estado e informações de caráter pessoal. Caso o
acesso à informação pública seja negado por algum órgão, o cidadão prejudicado
poderá recorrer à Justiça.
Segundo a Lei,
arquivos públicos, planos de governo, auditorias, prestações de contas e
informação produzida por entidade privada em decorrência de vínculo com o poder
público poderão ser facilmente acessados por qualquer cidadão.
A punição para
quem não abrir as contas à população, entre outras sanções, é o corte dos
repasses voluntários da União por meio de convênios entre os ministérios, ou
por meio de emendas parlamentares.
Para o TCE, “as
Prefeituras já estariam atendendo, de modo parcial, à transparência dos
próprios atos, se expusessem em seus portais as informações que repassam,
obrigatoriamente, ao Sagres. “Apenas faltariam aquelas em tempo real,
concomitante com a realização dos gastos públicos”.
De acordo com o
TCE, apenas 59 Prefeituras paraibanas têm sites com endereços eletrônicos
oficiais. Os 164 que ainda não possuem receberão o ofício do TCE, que foi uma
solicitação da Controladoria-Geral da União (CGU) no Estado.
Fonte: Folha do Vale
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