Header Ads

Região Nordeste tem o maior numero de cidades beneficiadas com o Projeto Cidades Digitais. Veja!



A região Nordeste foi a mais beneficiada pelo projeto Cidades Digitais, com 36 cidades; logo em seguida vem o Sudeste e o Sul, com 15 municípios cada; Norte (13) e Centro-Oeste (1). Os nove municípios paraibanos foram selecionados no ano passado, após lançamento de edital de chamada pública. No total, segundo um dos membros da comitiva do Ministério das Comunicações, foram inscritos 1.907 cidades nas cinco regiões do país. O Estado que obteve mais municípios autorizados foi o Ceará, com dez propostas selecionadas, seguido por Bahia, Paraíba e Pará, todos com nove cidades. O Distrito Federal obteve a aprovação da região administrativa Cidade Estrutural. O investimento para a infraestrutura inicial do projeto está orçado em R$ 44,9 milhões.

Inseridos em uma nova realidade, os nordestinos foram considerados o segundo maior público que se tornou usuário da internet na última década. Conforme as últimas estatísticas apontadas pela Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio (PNAD), divulgada em 2010, sobre o aumento no número de usuários de internet, o Nordeste apresentou o segundo maior aumento percentual nos contingentes de usuários, em relação a outras regiões do Brasil entre 2005 e 2009, um total de 171,2% (30,2% em 2009 e 11,9% em 2005). A região Norte liderou com 213,9% (34,3% em 2009 e 12% em 2005) nesse período.

Considerados o único indicador comparativo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados se mostram relevantes porque revelam o quanto a região impulsionou o aumento geral de usuários no país.

Este ano, mais 150 municípios com até 50 mil habitantes serão selecionados na segunda rodada do projeto Cidades Digitais que receberão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). A grande diferença em relação ao projeto anterior, que escolheu 80 cidades no ano passado, é que desta vez está incluído no PAC e contará com recursos de R$ 100 milhões já destinados pelo Governo Federal. A divulgação dos selecionados deve sair no segundo semestre.




Fonte: JP Online
Tecnologia do Blogger.