Header Ads

Estado deve elaborar cronograma para convocar aprovados em concurso. Veja!



O juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, concedeu uma liminar determinando que o Governo do Estado elabore o cronograma de convocação dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, realizado em 2008, para participar do Curso de Formação. Conforme a decisão, proferida na última sexta-feira, o Estado tem 30 dias para atender à determinação sob pena de pagar multa, cujo valor ainda será divulgado.

Para emitir a decisão, o magistrado considerou a necessidade de melhorar a estrutura de Segurança Pública no Estado e os números da violência registrados na Paraíba. O juiz Antônio Carneiro aponta ainda na liminar que a falta de pessoal na Segurança Pública estaria atrasando as investigações policiais e contribuindo para a impunidade. “Devo registrar que a matéria em questão se tornou de interesse público, isto em razão direta da crescente onda de violência que assola a população do nosso Estado”, diz no despacho.

Segundo a Comissão dos Aprovados no Concurso da Polícia Civil da Paraíba, dos 1.162 candidatos aprovados, 450 foram convocados, em 2011, para participar do Curso de Formação. Destes, 424 concluíram a fase e 251 foram nomeados até 2012, restando 173 que esperam nomeação. Conforme um dos membros da Comissão, que preferiu não se identificar, estima-se que entre 600 a 700 candidatos aprovados possam ser beneficiados, caso o Governo do Estado atenda à liminar.

Segundo ele, não há como precisar o número exato de candidatos, já que muitos desistiram da seleção devido à demora.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato telefônico com o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, e com a Secretaria de Comunicação Institucional para comentar o assunto, mas nossos telefonemas não foram atendidos.

O concurso público para a Polícia Civil da Paraíba foi realizado em 2008 e ofertou 1.162 vagas. A homologação do certame só ocorreu em 2010 e o prazo de validade do concurso foi prorrogado até 28 de junho de 2014.

Conforme o edital, o concurso tem duas etapas, sendo a primeira destinada às provas objetivas, de capacidade física, avaliação psicológica, digitação, avaliação de títulos e investigação social. A segunda etapa do certame é composta pelo Curso de Formação Policial.




Fonte: JP Online
Tecnologia do Blogger.