Header Ads

Em Sousa: Vale dos Dinossauros inscreve para oficinas de capacitação. Veja!



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) abre, nesta sexta-feira (23), as inscrições para nove cursos de capacitação que serão oferecidos pelo Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Serão oferecidas 180 vagas para as oficinas que abrangem três áreas de conhecimento: Artes, Culinária Regional e uma englobando Educação, Meio Ambiente e História. Os cursos terão início no dia 14 de setembro e serão realizados nos finais de semana.

A ação faz parte da segunda etapa da revitalização do Monumento Natural, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Petrobras. Foram investidos R$ 1,3 milhão nas obras de infraestrutura e na realização de ações socioeconômicas. A capacitação dos moradores da região tem como objetivo a geração de renda para as famílias locais oferecendo condições para que possam trabalhar de forma harmoniosa com o Vale, além de fortalecer o artesanato local e qualificar as atividades de visitação.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei, as oficinas são o início das ações efetivas do Monumento Natural Vale dos Dinossauros na comunidade. “Após a realização das obras de infraestrutura, estamos trabalhando o caráter técnico-cultural do Vale com esta primeira oferta de cursos”, afirmou Karina. “Após o encerramento das vagas nestas oficinas, os interessados serão inscritos em uma lista de espera para podermos convocá-los em caso de desistência, mas, principalmente, para analisarmos a demanda por novas ações na região”, contou.

As 180 vagas oferecidas pelo Vale dos Dinossauros estão divididas entre os cursos de Artesanato em Fibra de Bananeira, Artesanato em Cerâmica, Confecção de Moldes para Reprodução de Artigos Artesanais, Serigrafia, Fotografia, Educação Ambiental e Patrimonial, Paleontologia Mirim e Identificação de Pegadas, Paleontologia para Adultos e Fabricação de Geleias. Os cursos serão realizados no Monumento Natural Vale dos Dinossauros e no Centro de Treinamento de Professores, em Sousa.

Pré-requisitos gerais – Para participar dos cursos, o interessado deve ser morador de um dos 13 municípios localizados na região do Vale dos Dinossauros: Sousa, Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras. Também é necessário que o inscrito tenha disponibilidade para participar das aulas conforme o calendário específico do curso, pois os certificados de conclusão serão entregues apenas aos que estiverem presentes a, pelo menos, 90% das horas/aula.

Inscrições – Os interessados devem acessar o site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br) entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro para preencher o formulário de inscrição. Para confirmar o cadastro, é necessário ler e aceitar os pré-requisitos específicos de cada curso e o termo de compromisso das Oficinas do Monumento Natural Vale dos Dinossauros. As inscrições também podem ser realizadas pessoalmente até o dia 6 de setembro no Núcleo de Ação Pedagógica da 10ª Gerência Regional de Ensino, localizada na Rua José de Paiva Gadelha, em Sousa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Parceiros – As oficinas serão realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Sudema, com patrocínio da Petrobras como parte do projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Os cursos serão ministrados por artesões locais e por técnicos da Sudema, da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Serhmact), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Senar.


Informações gerais – Caso o participante seja menor de idade e não possua CPF, deverá utilizar o documento de um responsável, apresentando-o no primeiro dia de aula. Para os inscritos em atividades no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, será disponibilizado o transporte de ida e volta a partir do Centro de Treinamento de Professores. Em caso de dúvidas, o interessado deve contatar a Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema, através do telefone (83) 3221-9686, ou o Núcleo de Ação Pedagógica da 10ª Gerência Regional de Ensino, pelo número (83) 3522-6390.


Foto: Internet
Fonte: Matéria retirada do site Radar Sertanejo
Tecnologia do Blogger.