Header Ads

Quarenta Municípios estão em situação crítica pela seca. Veja!



As principais fontes de água de 36 Municípios do Ceará devem secar até o começo de 2014. O problema já se tornou realidade em outros quatro Municípios do Estado – Quiterianópolis, Salitre, Antonina do Norte e Caridade. Os dados foram apresentados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) durante reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará, realizado na terça-feira, dia 13 de agosto.

De acordo com o órgão, essas localidades ficarão com suas fontes primeiras de abastecimento secas, classificada como “fonte hídrica insatisfatória”. Será necessário, assim, buscar alternativas de abastecimento, como, por exemplo, a construção de novos açudes. Entre as ações emergenciais, há, ainda, a distribuição de água em carros-pipa, procedimento que já ocorre em 151 Municípios do Estado.

A falta de água, porém, não deve representar um colapso, afirma o assessor da presidência da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira. “Sempre haverá alguma fonte (de água). Colapso nunca vai existir. Fonte hídrica insatisfatória significa que aquele açude que abastece a cidade não vai suportar. Aí vamos buscar alternativas pra abastecer, que pode ser poço, carro-pipa, adutora emergencial. Cidade nenhuma terá colapso”, tranquiliza.

Sistemas de abastecimento
No dia 29 de julho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com entidades estaduais do Nordeste, conseguiu fechar acordo com o Ministério da Integração para a construção de mil sistemas simplificados de abastecimento de água em 300 Municípios de nove Estados nordestinos. O valor total liberado para essas obras foi de R$ 130 milhões.

No Estado do Ceará, os Municípios de Canindé, Nova Russas, Caririaçu, Potengi, Baixio e Irauçuba devem ser os primeiros beneficiados. Três distritos em situação de colapso na principal fonte hídrica também devem ser priorizados: Santa Cruz de Banabuiú (Pedra Branca), Campos Belo (Caridade) e Crioulas (Pereiro).


Foto: Reprodução

Fonte: Agência CNM, com informações do jornal O Povo
Tecnologia do Blogger.