Header Ads

Laboratório encontra pelo de rato em mais um lote do ketchup Heinz. Veja!



Foi identificado um terceiro lote do ketchup Heinz, fabricado pela empresa Delimex, e importado do México pela Quero Alimentos, contendo fragmentos de pelo de roedores. Já tinha sido detectada contaminação nos lotes 2C30 e 2k04, mas uma análise realizada no lote 2C31, confirmou que ele também tinha pedaços de pelo de roedor, então houve uma interdição cautelar do lote. 

No final da tarde desta quarta-feira (21) representantes da fábrica tinham reunião na Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (Suvisa) de Goiás sobre as contaminações.

Depois disso serão definidas novas coletas de amostras e outras inspeções da Suvisa na importadora, situada no município de Nerópolis, na região metropolitana de Goiânia, segundo informações da Gerência de Vigilância de Produtos da Suvisa.

A análise que flagrou a contaminação do terceiro lote do ketchup foi solicitada pela Associação de Consumidores (Proteste) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e providenciada pela Suvisa. A serviço da superintendência, o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás fez a análise do terceiro lote em fevereiro.

Inicialmente, as amostras que seriam conferidas eram as dos lotes 2C30 e 2k04, já analisadas pela Proteste e pela Anvisa através do Laboratório Adolf Lutz. Porém não foram encontradas embalagens dos dois lotes em Goiás, então foi escolhido o lote mais próximo, que era o 2C31.

A Vigilância de Produtos informou ainda, que ao confirmar a contaminação no lote, o órgão instaurou um processo administrativo-sanitário contra a fábrica da Heinz em Nerópolis. A empresa, então, apresentou sua defesa e o processo foi transitado e julgado e a empresa notificada e autuada por importar e comercializar o produto fora dos padrões de identidade e qualidade, com aplicação de multa. Além disso, a Suvisa emitiu intimação para o recolhimento do lote 2C31 o que teria sido comprovado pela Heinz.
Empresa

A Heinz Brasil informou através de sua assessoria de imprensa que "após procedimento administrativo em Goiás, em fevereiro, tomou a iniciativa de retirar imediatamente do mercado produto importado do México em 2012 relacionado ao caso", diz a nota.


"A companhia reafirma que todos os seus produtos são fabricados com o mais alto padrão de qualidade e passam por rigorosos controles de produção e qualidade, atestados pela fiscalização dos órgãos competentes", finaliza a nota.


Foto: Internet
Fonte: IG
Tecnologia do Blogger.