Header Ads

Dez cidades da PB estão entre as investigadas por operação da PF. Veja!



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Violência Invisível, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos. A operação ocorre no estado de Minas Gerais, mas investigou a ação do grupo em pelo menos mais nove estados, incluindo a Paraíba.

As investigações apontam que as fraudes realizadas em processos licitatórios destinados a precatórios judiciais. Entre as cidades paraibanas investigadas estão Bayeux, na Grande João Pessoa, Jacaraú, na Mata paraibana e Esperança, no Brejo.

De acordo com a Polícia Federal, a operação tem o envolvimento de mais de cem policiais, que cumprem em todo o país de forma simultânea 53 mandados judiciais, dos quais 20 são de busca e apreensão, 21 de sequestro de valores, bens móveis e imóveis, três de condução coercitiva e nove são mandados de prisão temporária.

Segundo as investigações, a quadrilha é formada por empresas, pessoas físicas e ex-prefeitos, e fraudava processos licitatórios, direcionando a contratação a uma das empresas integrantes da organização criminosa. A empresa vencia as licitações com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das prefeituras, sob o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos ao INSS, prática proibida por lei, segundo a PF.

Na Paraíba, as cidades que foram alvo da organização criminosa são Esperança, Bayeux, Alagoinha, Cuitegi, Curral de Cima, Jacaraú, Pilõezinhos, Serraria, Serra Redonda e Riachão do Poço, de acordo com a polícia.

Os presos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, fraude às licitações, corrupção ativa e passiva. Caso sejam condenados, as penas podem chegar até 30 anos de prisão.

Correção


Diferente do que foi dito na primeira publicação desta notícia, a Polícia Federal não está cumprindo mandandos judiciais na Paraíba. Os municípios citados na investigação da polícia são locais onde a quadrilha teria atuado.



Foto: Internet
Fonte: G1-PB
Tecnologia do Blogger.