Header Ads

Faltam médicos em 107 cidades da Paraíba. Veja!



Dos 223 municípios paraibanos, 107 possuem pelo menos uma Unidade de Saúde da Família (UBS) funcionando sem médicos, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Entre as cidades que faltam profissionais, estão João Pessoa, Bayeux, Água Branca, Aguiar, Alagoa Nova e Alcantil.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estima que, atualmente, exista um déficit de 120 profissionais na área de assistência básica no Estado. Por conta disso, a Paraíba foi inserida entre as regiões que serão contempladas pelo 'Programa Brasil Mais Médicos', criado pelo governo federal.

A iniciativa prevê a contratação de médicos formados no Brasil ou no exterior para atuar na assistência básica de saúde. O período de inscrição para municípios e profissionais interessados começou ontem, mesmo dia em que os editais de cadastramento foram publicados no Diário Oficial da União. Os formulários estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, no endereço eletrônico www.maismedicos.saúde.gov.br

As inscrições para médicos serão encerradas no dia 22. Já para os municípios, terminarão no dia 25.

Os profissionais serão direcionados para atuar em 1.557 cidades localizadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Esses dois prazos correspondem aos profissionais e municípios que participarão da primeira remessa do projeto, previsto para ser executado a partir de setembro deste ano. Mas, segundo informações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as seleções têm, caráter permanente e com previsão de continuidade até 2017, quando será concluído o projeto.

Os profissionais médicos interessados em participar do chamamento público, que não estabelece um número de vagas, irão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nas periferias das capitais e Regiões Metropolitanas e ainda em cidades do interior dos Estados, conforme as diretrizes do Programa “Brasil Mais Médicos”.

De acordo com o edital, os médicos interessados em concorrer podem ser formados em instituições de ensino superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com habilitação para o exercício da medicina em território nacional; médicos brasileiros formados em instituição de ensino superior estrangeira com habilitação para o exercício da medicina no exterior; e, médicos formados em instituições de educação superior estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina também no exterior. Nestes dois últimos casos, os médicos serão denominados intercambistas.

Segundo o edital, os critérios de seleção e ocupação das vagas ofertadas pelo “Brasil Mais Médicos” dará prioridade aos profissionais brasileiros formados no Brasil, em seguida médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras e por último, os profissionais estrangeiros ficarão com as vagas remanescentes.

Em entrevista coletiva realizada ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os médicos estrangeiros que atuarão no Brasil farão testes em universidades federais e também serão acompanhados por profissionais de medicina destas instituições, mas não terão os diplomas validados.

“Este é um programa que gera oportunidades para médicos brasileiros. Estamos com dados muito claros que mostram que faltam médicos no país. A validação de diplomas não está nesse programa, porque os médicos estrangeiros disputariam o mercado com os médicos brasileiros. Os estrangeiros que vierem para o Brasil irão trabalhar nas periferias das grandes cidades e municípios do interior nas Unidades Básicas de Saúde e as universidades públicas é que vão avaliar esses profissionais”, complementou Padilha.


Os médicos que trabalharão no programa receberão a remuneração de R$10mil por mês e mais benefícios de deslocamento e moradia. Todas as despesas serão pagas pelo Ministério da Saúde. Segundo informações da assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, o edital para a seleção das faculdades que farão os processos de avaliação e acompanhamento dos médicos estrangeiros está previsto para ser publicado no próximo mês.



Foto: Rizemberg Felipe
Fonte: Katiana Ramos
Tecnologia do Blogger.