Header Ads

Cidades pequenas da Paraíba podem ter FPM maior. Veja!



O Projeto de Lei Complementar 211/12, de autoria do deputado Wilson Filho (PMDB), prevê o aumento de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pequenas cidades brasileiras. De acordo com o deputado, a proposta, que tramita na Câmara dos Deputados em regime de prioridade, aumenta o coeficiente mínimo de 0.6 para 1.0 para os municípios com até 16.980 habitantes. O projeto já ganhou a adesão de vários prefeitos paraibanos.

“Sabemos que isso não fará falta alguma para os municípios mais ricos, enquanto para os mais pobres representará mais de um terço do que atualmente recebem”, disse o parlamentar. Segundo ele, a maioria das cidades paraibanas sobrevive com os repasses do FPM, e não chega a ter coeficiente 1.0. “O meu objetivo é fazer com que a Paraíba se desenvolva em conjunto e de forma mais justa”, destacou.

Os recursos do FPM são obtidos de acordo com uma tabela de coeficientes, calculada a partir do critério populacional, que começa com 0,6 e vai até 4,0. De acordo com Wilson Filho, o Projeto de Lei Complementar 211/12 foi elaborado a partir das solicitações de prefeitos de várias cidades paraibanas e da União Brasileira de Municípios (UBAM).

“Após a grande Marcha dos Prefeitos, que aconteceu em setembro do ano passado, prefeitos de municípios pequenos me procuraram e solicitaram ajuda para mudar a realidade das cidades no que diz respeito ao FPM”, esclareceu.

Para o peemedebista, são justamente os municípios mais pobres os mais afetados por uma distribuição que considera injusta. “Seja por precisarem se conformar com os mais baixos coeficientes, ou por não participarem de fatias do “bolo tributário”, especialmente reservadas para municípios que, por sua própria natureza, já são naturalmente beneficiados por tamanho e pujança”, disse.

Wilson Filho informou que também trabalha na elaboração de outro projeto importante para aumentar os repasses do FPM nas pequenas cidades. Antes de ser apresentada, a proposta será discutida com representantes dos municípios, como a Federação das Associações dos Municípios (Famup).




Fonte: Jornal Correio da Paraíba
Tecnologia do Blogger.