Header Ads

Morre primeira prefeita eleita da PB e vereadora de Campina Grande. Veja!



Morreu no final da manhã de ontem, em Campina Grande, a primeira vereadora do município e primeira prefeita eleita na Paraíba, Maria Dulce Barbosa, de 96 anos. Ela enfrentava problemas com uma infecção renal há cerca de um mês, chegando a ficar hospitalizada por mais de 20 dias em João Pessoa. Ao final da manhã de ontem, ela teve complicações e faleceu após sofrer uma parada cardíaca. Dulce estava em casa quando começou a passar mal, foi socorrida, mas não resistiu e foi a óbito antes de chegar ao hospital.

Maria Dulce foi vereadora na Rainha da Borborema na primeira legislatura da cidade, de 1947 a 1951. Também foi a primeira prefeita eleita na Paraíba e administrou a cidade de Queimadas a partir de 1963. A presidente da Companhia Estadual de Habitação Social, Emília Correia Lima, que é sobrinha de Maria Dulce, afirmou que ela deixa um legado de luta em defesa dos menos favorecidos. “Quando ela via que algo precisava ser feito por alguém ela ia à luta. Nunca baixou a cabeça para ninguém, nunca se acovardou em nenhuma luta, foi uma desbravadora de caminhos que vai fazer muita falta”, disse.

Diversas autoridades do Estado manifestaram pesar pela perda de Maria Dulce. O vice-governador Rômulo Gouveia acompanhou a chegada do corpo à Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), na noite de ontem. Ele salientou o pioneirismo político da ex-prefeita que, além de ser a primeira vereadora de Campina Grande e prefeita na Paraíba, ganhou destaque no cenário político por sua participação na luta em defesa dos direitos das mulheres, nas décadas de 30, 40 e 50 no Estado. “Até na morte ela foi uma batalhadora e morreu no Dia Internacional da Mulher”, frisou.

O prefeito Romero Rodrigues decretou luto oficial de três dias na cidade. Para Romero, a morte de Dulce foi “uma perda irreparável".



Fonte: JP Online
Tecnologia do Blogger.