Header Ads

TIM e Oi fecham parceria para implantação da tecnologia 4G. Veja!



O Conselho de Administração da TIM aprovou o contrato de compartilhamento de rede móvel de quarta geração (4G).

A diretoria também oficializou o novo presidente da empresa, anunciado no início de fevereiro. Rodrigo Abreu, ex-presidente da Cisco, assume a tele e deverá comandar a parceria com a Oi na implantação das novas redes.

A possibilidade de parceria já era cogitada desde o final de 2012. Analistas ouvidos pelo "Valor" estimam que as operadoras terão economia de 40% a 60% do custo combinado na implatação da tecnologia Long Term Evolurion (LTE).

A implantação de uma rede 4G, que chega a velocidades mais rápidas que as conexões 3G, é uma das preocupações do governo brasileiro, a três meses da Copa das Confederações. A tecnologia é uma das exigências da FIFA para a realização do evento.

De acordo com o site especializado "TeleSíntese", cada operadora implantará a rede em seis cidades. As empresas usarão a mesma rede, infraestrutura e frequência. Técnicos da Anatel ouvidos pelo portal em janeiro afirmaram que a iniciativa é positiva, pois racionaliza os investimentos e reduz o impacto da instalação de antenas nas cidades.

Juntas, as operadoras acumulam quase metade dos 261,78 milhões de clientes de telefonia móvel no país. De acordo com dados contabilizados até o fim do ano passado, a TIM tinha o segundo maior número de assinantes, com 70,3 milhões de usuários. Já a Oi, contabilizava 49,2 milhões de contas.


Fonte: O Globo
Tecnologia do Blogger.