Header Ads

Reitor Rangel Junior se reúne com representantes de categorias em greve e mostra a atual realidade orçamentária da UEPB. Veja!



Reitor em reunião com representante do Sindicato
Aberto ao diálogo, o professor Rangel Junior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 1º de março, com o comando de greve dos servidores técnico-administrativos e docentes. As duas reuniões foram realizadas no Gabinete do reitor, em Bodocongó.

Inicialmente, Rangel Junior se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba (SINTESP-PB) e, na sequência, com os representantes da Associação de Docentes (ADUEPB). Nas reuniões, ele reafirmou que respeitava a decisão de greve das categorias e que não iria criar nenhum obstáculo político com os sindicatos. “Agora, na condição de gestor, tenho que deixar claro qual a situação da Universidade e qual o meu papel nesse processo”, observou.

Rangel Junior com representantes da ADUEPBEle ouviu atentamente as reivindicações e disse que estava fazendo ajustes administrativos na Instituição. No tocante ao reajuste solicitado pelas categorias, Rangel Junior reafirmou que todos os cálculos feitos e as projeções para os próximos 12 meses não permitem a Reitoria apresentar nenhuma proposta de reajuste no momento. De acordo com o reitor, o orçamento previsto para este ano é de R$ 231 milhões – aquém do esperado – o que inviabiliza qualquer reajuste.

Ele enfatizou que só teria condições de fazer alguma proposta atendendo reivindicações da categoria, se houvesse um novo aporte financeiro na Instituição, recuperando inclusive recursos de orçamentos passados. “Todos os cálculos e projeções apontam para uma incapacidade financeira da UEPB no momento”, disse o reitor.

Reitor e Comando de Greve dos Servidores
Rangel Junior garantiu, ainda, que continuará discutindo e apresentando novos dados, novos cálculos e projeções de folha de pagamento, inclusive com novas alternativas que assegurem benefícios a todos os servidores técnico-administrativos e docentes, mesmo que não seja em forma de reajuste salarial. “Por enquanto, o que tem ficado muito claro é que o orçamento que nós temos disponível não permite nenhum reajuste nesse momento”, ressaltou.

Reunião de Rangel Junior com representantes da ADUEPBO reitor observou que a folha de pessoal da Universidade compromete 80% do orçamento e que os recursos disponíveis para custeio este ano não são suficientes. Lembrou que a folha teve um acréscimo de 20% no ano passado, devido às novas contratações dos concursados e das progressões que a categoria obteve em função dos planos de cargos e carreira e remuneração. “Quero que fique claro que não contesto a data base e que respeito o direito dos servidores técnicos e docentes. A reposição de perdas deve ser feita, mas com parâmetros reais”, salientou.

Ao final, os comandos de greve prometeram levar o resultado do encontro para as assembleias das categorias que serão marcadas na próxima semana. Uma nova audiência foi agendada para a próxima sexta-feira (8).



Fonte: UEPB
Tecnologia do Blogger.