Header Ads

Coutinho contraria fala de reitor e confirma UEPB para o Vale, mas não se sabe quando. Veja!



Em entrevista a uma rádio de João Pessoa na última sexta-feira, 22, retransmitida para uma rede de emissoras no estado, o governador Ricardo Coutinho (PSB - foto) confirmou que o Vale irá ganhar um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contrariando o que disse, no início do mês, o reitor da instituição, Rangel Júnior, que descartou essa possibilidade.

A fala do governador foi em resposta a um ouvinte de Piancó, que indagava o mandatário estadual se o governo iria implantar uma unidade presencial da UEPB na cidade, mas Ricardo disse que o município que receberá o campus ainda não foi definido. "Ainda estamos em estudo, mas o certo é que vou levar um campus da UEPB para o Vale do Piancó", destacou Coutinho.

Pelo menos nos bastidores políticos e educacionais da região, a cidade que dava como certa a chegada da UEPB era Piancó, principalmente depois que Itaporanga, município que também pleiteia o campus estadual, ganhou uma extensão do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Lideranças políticas e universitários piancoenses já fizeram vários movimentos em prol do campus. Nas duas plenárias do Orçamento Democrático Regional, por exemplo, a UEPB foi a reivindicação mais solicitada pela população local. Mas Ricardo não deixou claro se será Piancó a cidade contemplada.

Além de Itaporanga e Piancó, outro município que também almeja o campus da UEPB é Conceição. Com a chegada de Nílson Lacerda (PSDB) à Prefeitura, aliado de Ricardo Coutinho, o pleito se fortaleceu ainda mais.

No entanto, espera-se que o critério técnico (demanda, estrutura e viabilidade) e não o político seja o ponto fundamental para a escolha da cidade que será beneficiada, mas, independentemente de onde o campus for instalado, ele terá importância e alcance regionais. Outra questão deve ser levada em conta: é que a UEPB é uma instituição autônoma e a criação de novos campi não depende diretamente do governo estadual.



Fonte: Folha do Vale
Tecnologia do Blogger.