Header Ads

Professora das FIP tem poesia publicada em revista internacional. Veja!


Ao aventurar-se no mundo das letras, a professora Maria José Vital sabia que tinha potencial, no entanto, o que ela não sabia, é que seus textos literários iam cruzar o oceano e fortalecer o nome do Brasil na Europa. Selecionada como escritora, Maria José teve uma poesia publicada na edição número 20 da revista Varal do Brasil, editada em Genebra, na Suíça.

A notícia chegou de surpresa. “Eu não tinha pretensão de ser selecionada. Postei um dos meus livros em um site que reúne autores e editoras interessadas em novas publicações literárias. A responsável pela revista, Jacqueline Aisenman, viu meu livro gostou da poesia e entrou em contato comigo pedindo autorização para publicar”, contou a professora. A poesia, com o título “A Mulher e a Língua Portuguesa” foi extraída do livro Segredo em Poesia.

Maria José Vital, que é professora do curso de Letras das FIP e pesquisadora da COOPEX, já teve trabalhos publicados, mas este foi o que alcançou maior destaque. “Já publiquei três livros e estou escrevendo mais um, mas este ainda é segredo”, brincou a professora sobre seus planos futuros. Quanto à trajetória internacional, ela diz está apenas começando. “A organizadora da revista gostou muito do meu livro e há a possibilidade de outros textos serem publicados nas próximas edições da revista”, disse.

Nesta edição, a Varal do Brasil trabalha o tema “Mulher: Um universo” e trás mais de 100 textos literários de autores brasileiros. A revista será exposta no estande do Brasil que será montado no Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, a maior festa da Literatura na Suíça e uma das maiores da Europa.

Veja a poesia selecionada:

A MULHER E A LÍNGUA PORTUGUESA
Por Maria José Vital Justiniano

Tenho inveja da mulher que...
É sábia.
Canta como sabiá
Faz diferença entre o sábio e não sábio, todavia,
sábia como é, defende seus direitos entre os sábios homens
Busca a promoção no meio dos cidadãos
Busca nas palavras a realização de
poesias
E tenta fazer trocadilhos como:
A sábia mulher
Não sabia
Que há homens que gostam de mulheres
Santas, sensíveis
Arrogantes
Bobas
Ignorantes
Amorosas
Sensuais
Mesmo sendo loiras, morenas, negras, brancas, afinal, de qualquer cor.
Pobre mulher sábia!
Esqueceu-se que a natureza masculina reclama e...
Não se preocupa nem com a língua portuguesa que separou
Errado a palavra arrogante
O homem é maravilhoso macho ou fêmea
Sábio ou não Sábio.
Que importa?
Sempre haverá poesia
O homem não assassina a poesia
Ele gosta de Mulher
A mulher
É POESIA



Fonte: FIP Online


Tecnologia do Blogger.