RC diz que município da PB estarão interligados até 2015. Veja!
Durante palestra
no 3º Fórum de Transporte e Logística da Paraíba, na manhã desta sexta-feira
(6), o governador Ricardo Coutinho destacou que a Paraíba terá todas as suas
cidades interligadas por meio de rodovias asfaltadas até o começo de 2015,
incrementando o comércio e facilitando a instalação de indústrias e o
escoamento da produção.
Segundo o
governador, o transporte no Estado tem evoluído desde 2011, com a criação e
recuperação de estradas importantes como o anel rodoviário que interliga o
Brejo paraibano, além de rodovias com forte apelo turístico, a exemplo da
estrada entre Mataraca e Barra de Camaratuba e a que liga Logradouro até a
divisa com o Rio Grande do Norte. “Estas intervenções contribuem para a o
desenvolvimento econômico e turístico, que com certeza tornarão a Paraíba o
Estado melhor servido por estradas em todo o Nordeste”, projetou Ricardo.
Em relação ao
transporte marítimo, Ricardo Coutinho disse que o Porto de Cabedelo não
conseguiu se modernizar para as necessidades atuais do Estado, e que é preciso
haver um investimento coordenado com o Governo Federal. “A política portuária é
como a política de combate à seca, não pode ser local, tem de ser uma política
pensada nacionalmente”, explicou.
O governador
disse que tem trabalhado muito para trazer investimentos federais para o porto,
como a dragagem do canal de acesso. “Para a primeira etapa, temos um projeto
barato para portos, que custaria R$ 300 milhões e que deixaria o Porto de
Cabedelo com uma competitividade cada vez maior, já que atualmente temos o
sétimo maior aumento na movimentação de cargas do Brasil, transportando mais
que outros portos da região, como Recife e Natal”.
De acordo com o
presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, que administra o Porto de
Cabedelo, os desafios da Paraíba são parecidos com o restante do Brasil, que
sempre teve um modal de transportes pensado para as rodovias. “O Governo do
Estado resgatou o sistema rodoviário, que estava sem muitas conexões, mas teve
uma visão holística neste aspecto, tendo um apoio que nunca houve na Paraíba
para o desenvolvimento do modal marítimo”, explicou Wilbur.
Os projetos
entregues ao Governo Federal e as perspectivas de modernização tem atraído investimentos
públicos e privados , como as seis empresas cimenteiras que se instalarão no
Estado, transformando a Paraíba em um dos polos cimenteiros da América Latina e
tendo como ponto principal de recepção e distribuição da produção o Porto de
Cabedelo.
Para o
presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística da
Paraíba, José Arlan Rodrigues, o Brasil precisa de um novo modelo de integração
nacional, repensando a logística de transporte de mercadorias e pessoas. “Não
há como ter uma logística forte sem uma infraestrutura adequada e que
possibilite escoar a produção”, disse Arlan. Ele elogiou o desenvolvimento do
modal rodoviário do Estado através do programa Caminhos da Paraíba, que estaria
dando uma nova cara às rodovias da Paraíba. “Setenta por cento do transporte de
mercadorias no Brasil é feito em caminhões, e por conta disso, as rodovias são
de fundamental importância”, avaliou.
Foto: Assessoria
Fonte: Assessoria
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