Header Ads

Na PB: 60% dos pequenos negócios são geridos por negros. Veja!


Cerca de 60% dos pequenos empreendimentos da Paraíba são geridos por negros. É o que aponta um levantamento do Sebrae no estado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011. O percentual, divulgado nesta segunda-feira (9), é superior ao registrado em todo país, cerca de  49%. Na região Nordeste, o índice de pequenos empreendedores negros é de 41%.

De acordo com o IBGE, entre 2001 e 2011, o número de donos do próprio negócio no país cresceu 13%. Nesse mesmo período, o número dos que se declaravam pretos e pardos cresceu 29%. Em função disso, a participação dos negros passou de 43% para 49% do total de empreendedores do país, um crescimento de 29%. Entre os brancos, o aumento de empreendedores no mesmo período foi de 1%.

Além de empreenderem em maior número que no passado, os empreendedores afrodescendentes apresentaram também um aumento de escolaridade, segundo apontou o estudo do Sebrae.  Apesar de ainda possuírem menos tempo de estudo do que os brancos, o nível escolar desse público teve um crescimento de 41% nos dez anos analisados, enquanto que entre os brancos o aumento foi de 17%.

Na totalidade de empreendedores negros, a escolaridade passou de 4,4 anos de estudo para 6,2 anos na década analisada. Os empreendedores brancos, no entanto, possuem em média 8,5 anos de estudo.


Foto: Internet
Fonte: G1-PB
Tecnologia do Blogger.