Header Ads

Na volta as atividades, vereadores de Diamante aprovam um PR e quatro requerimentos. Veja!



Após dois meses de recesso, os vereadores da Câmara Municipal de Diamante voltaram as suas atividades na tarde desse sábado, 10.

Dando a sessão como aberta, o presidente da Casa Severino Miguel, o vereador Alan Deivid, constatou a ausência de três parlamentares, mas sendo que os mesmo justificaram suas ausências na primeira sessão do segundo semestre do ano.

Imagens abaixo:

Anunciado o tema livre, o vereador Adaljfrante Fonseca (Coronel Fonseca), fez uso da tribuna para parabenizar o trabalho que vem sendo desempenhado pelo presidente, assim como também de todos os seus colegas de profissão. Ainda na tribuna, o parlamentar anunciou que irá entra com um projeto para que o plenário da casa receba um nome, pois que até então ainda não tem, e que passará a se chamar Américo Pereira Gomes.

Em seguida o presidente da casa, Alan Deivid, usou a tribuna para agradecer os elogios deferidos ao mesmo pelo vereador Coronel Fonseca em relação ao trabalho realizado por ele. Logo depois o parlamentar falou a respeito do longo recesso que ele seus colegas de profissão ficaram afastados de suas atividades, segundo Alan, “esse recesso é muito extensivo, pois o tempo que perdemos ficando longe de nossas atividades acontece muita coisa, e pelo motivo de estarmos de “férias” não podemos fiscalizar” disse. Com isso o vereador disse que irá com um projeto para diminuir o tempo desse recesso para dois meses, sendo um no meio do ano e outro no fim do ano. E no mesmo projeto, Alan ressaltou que irá propor o aumento do numero de sessões para quatro (4), ou seja, uma por semana.

O presidente ainda cobrou na tribuna que a Prefeitura de Diamante investisse mais nos setores da Educação e Saúde, que segundo ele é a base de um município. De acordo com Alan Deivid, o Indici de Desenvolvimento Humano – IDH da cidade de Diamante é um dos piores do país: 0,593, que é considerado muito baixo, onde o municio ocupa hoje a posição 4.309° de 5.600°. Ainda de acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Diamante investe hoje 0,496% do FPM.

Encerrando o tema livre, o vereador Manoel Marrocos (Detinho) aproveitou seu tempo para, também, parabenizar o preseidente da casa pelo excelente trabalho realizado a frente da mesma. Detinho ainda falou que “nós vereadores devemos sim fiscalizar as ações procedidas pela prefeitura, pois esse é o nosso papel e foi para isso que o povo nos colocou aqui” – finalizou.

Logo após o encerramento do tema livre foi lida pela secretária da casa, Elayne Cristina,  uma lista com todos os projetos e requerimentos aprovados no semestre passado pelos vereadores. Em seguida deu-se início da pauta do dia.



Pauta

Projeto de Resolução n° 01/2013: Esse projeto de autoria do vereador Coronel Fonseca tinha como proposta a mudança do horário das sessões, sendo alterados das 14h da tarde para às 9h da manha. O  PR já tinha sido votado em primeiro turno no semestre passado, sendo também votado em segundo turno nesse semestre e aprovado por unanimidade em ambos. Com isso a próxima sessão já será realizada no novo horário.

Requerimento 10/2013: Esse requerimento de autoria do vereador Coronel Fonseca vem requerer a prefeitura que seja feita retirada do Açougue da cidade para outro local, sendo que o mesmo fica localizado próximo a sede da Secretaria de Saúde do município, onde apresenta hoje péssimas condições em geral, mas, principalmente, higiênica. Com isso podendo vir a transmitir uma doença de um animal contaminado para um ser humano, que frequentemente visita a secretaria. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento 11/2013: Esse requerimento de autoria do vereador Coronel Fonseca vem requerer a prefeitura a construção de lombadas nas extremidades da cidade, e implantar também placas de advertência. Evitando assim a imprudência de alguns motoristas, que adentram na cidade em alta velocidade vindo a provocar um acidente. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento 12/2013: Esse requerimento de autoria do vereador Douglas Franco vem requerer a superintendência do DER-PB a implantação de placas de orientação e destino nas estradas da zona rural do município, evitando assim que os motoristas se percam sem saber para onde se direcionar. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento 13/2013: Esse requerimento de autoria do vereador Douglas Franco vem requerer a AESA - Agência Executiva de Gestão da Águas do Estado da Paraíba, providencias para arecuperação da parede do açude do Videl, localizado no município de Diamante, e que se encontra cheio de problemas, sendo um deles vários formigueiros que provocam erosões na estrutura da parede do açude. O vereador Douglas falou que “este ano nós já perdemos o açude do Assentamento Lampião, e não pretendemos perder mais um” disse o parlamentar. O requerimento foi aprovado por unanimidade.



Fonte: DiamanteNews
Tecnologia do Blogger.