Header Ads

Em sessão realizada nesse ultimo sábado, 31, vereadores da Câmara Municipal de Diamante reprovam PL do Executivo. Veja!



Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de Diamante realizou na manha desse sábado, 31, sua segunda sessão do decorrente semestre, isto já em novo horário, às 9h da amanha.

Sendo anunciado o tema livre pelo presidente da casa Severino Miguel Diniz, o vereador Alan Deivid, sete dos nove parlamentares se inscreveram para fazer o uso da palavra, cujo presidente foi um deles. Os mesmos se referiram a assuntos como a recuperação do Açude do Assentamento Lampião, pois o mesmo rompeu sua parede devido às fortes chuvas do inverno passado, com isso dificultando o abastecimento de água daquela localidade. Outro tema frisado pelos parlamentares foi à nomeação do plenário da casa que até então não tinha um nome.

A mesa diretora convidou o Presidente do Instatuto da Previdência de Diamante, Cícero Brito da Silva, que veio acompanhado da secretária do órgão, Katiene Juvino,  para prestar esclarecimentos sobre o atraso no pagamento do pessoal da inativa do município. Perguntado sobre o porquê desse atraso, Cícero respondeu que o mesmo se deu devido ao atraso de algumas documentações, mas o mesmo garantiu que o pagamento deste mês já se encontra na conta dos beneficiários.

Sindicato dos servidores municipais

Indignada com a falta de compromisso da atual gestão, a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Diamante, Deusiane Marques, e também convidada pela mesa diretora, falou sobre a possível realização de uma greve no setor dos garis municipais, que até então não receberão o adicional relacionado à insalubridade e periculosidade. A mesma ainda voltou a cobrar o retroativo da classe dos professores, cujo cinco meses depois de ser votado em sessões anteriores o PL que cobra esse valor , os mesmos ainda ao receberam, sendo assim, caso a prefeitura não pague a presidente falou que irá novamente acionar a justiça.

Projeto polêmico

Mas o que deixou a sessão ainda mais polêmica foi o envio do Projeto de Lei nº 011/2013, de autoria do Poder Executivo do município, onde pedia autorização da casa para que a prefeitura pode-se realizar a contratação de mais profissionais.  O que chamou atenção na redação do PL foi que o mesmo não especificava a quantidade de profissionais que seriam contratados  e ainda feria a Constituição Federal.  No entanto, o PL entrou em votação e o mesmo obteve 4 votos a favor e 4 votos contra, por tanto sendo desempatado pelo presidente da casa, onde o mesmo votou contra o projeto, sendo assim o mesmo foi rejeitado num total de 5 votos a 4.

Pauta do dia

Projeto de Lei nº  012/2013 – Esse projeto de autoria do vereador Manoel Messias (Monoelzinho) dispõem da nomeação do PSF-3, onde de acordo com o parlamentar autor da propositura o homenageado será o falecido Dr. José Linderberg, popularmente conhecido por Dr. Berguinho, cujo é filho natural da cidade e contribuiu de forma muito significativa para com o município. O PL foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Resolução nº 02/2013 – Esse projeto de autoria do vereador Adaljfrant Fonseca (Coronel Fonseca), dispõe da nomeação do plenário da casa Severino Miguel, que até então não tinha recebido um nome.  No entanto, o nome escolhido foi o do ex-vereador Américo Pereira, cujo é bisa-avó do atual presidente da casa, Alan Deivid, que agradeceu a homenagem prestada a esse grande homem que foi Américo Pereira. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2013 – Esse projeto de autoria do vereador Adaljfrant Fonseca (Coronel Fonseca) dispõem da concessão do Titulo de Cidadão Diamantense Honorário ao Tenente Antonio Domiciano, natural da cidade de São José de Piranhas. O tenente recebe esse titulo devido contribuir para com a sociedade diamantense.

Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2013 – Esse projeto de autoria do  Francisco Bezerra (Edivan) dispõem da concessão do Titulo de Cidadão Diamantense Honorário ao atual vereador Manoel Marrocos (Detinho), natural da cidade de Curral Velho. O parlamentar  recebe esse titulo devido contribuir para com a sociedade diamantense.

Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2013 – Esse projeto de autoria do  vereador Manoel Messias (Manoelzinho) dispõem da concessão do Titulo de Cidadão Diamantense Honorário ao comerciante Damião Cesar Gomes, popularmente conhecido por Bia, natural da cidade de Manaíra. O comerciante recebe esse titulo devido contribuir para com a sociedade diamantense.

Requerimento nº 014/2013 – Esse requerimento, que tem como autor o vereador Alan Deivid, vem requere da prefeitura municipal a construção de lombadas na Rua Laura da Costa Mangueira, sendo estas localizadas uma próxima ao Açougue municipal e próximo a Creche Ricardo Araquém.  O requerimento foi elaborado devido ao alto índice de acidentes provocados a passagem de motoqueiros em alta velocidade, cujo a pouco tempo uma criança foi vítima de uma acidente, mas não morreu. Na votação a matéria em pauta foi aprovada por unanimidade.

Requerimento nº 015/2013 – Esse requerimento, que tem como autor o vereador Manoel Marrocos (Detinho), vem requerer da superintendência do DER-PB a recuperação do Açude do Assentamento Lampião, cuja sua parede estourou devido às fortes chuvas do inverno passado. Com isso a população daquela localidade esta passando por uma enorme dificuldade, pois não há água para quase nada. Após entrar em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade.



Fonte: DiamanteNews
Tecnologia do Blogger.