Header Ads

Número de mortes por dengue sobe para 5. Veja!



O número de mortes por dengue este ano na Paraíba subiu para cinco. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulgou ontem os dados de janeiro até o início deste mês. Além das mortes confirmadas, estão em investigação seis outros casos de óbito pela doença. No total, já foram registrados 12 casos, sendo que um foi descartado.

As mortes por dengue ocorreram nos municípios de João Pessoa, Arara, Salgado de São Félix, Pitimbu e Santa Rita, onde foi confirmado o caso mais recente. A situação epidemiológica da Paraíba foi apresentada na manhã de ontem, durante coletiva de imprensa na sede da SES, pelo titular da pasta, Waldson de Souza, e pela gerente executiva de Vigilância Sanitária da SES, Talita Tavares.

Este ano, a Paraíba já notificou 3.985 casos suspeitos de dengue, em 153 municípios do Estado. Nesse mesmo período, os casos graves de dengue somaram 51, sendo que 19 foram confirmados, 17 seguem em investigação e 15 foram descartados.

Conforme os dados apresentados, 70 municípios paraibanos estão silenciosos, o que quer dizer que não notificaram os casos no sistema de informação da SES. Para o secretário, o problema pode estar relacionado a questões técnicas ou administrativas. “Mas o Estado vem trabalhando para que a situação seja normalizada, através de ações que incentivam esses municípios a inserir as notificações no sistema de informação da SES, bem como a tomarem as medidas de prevenção para a infestação do mosquito. No ano passado, tínhamos 82 municípios silenciosos, em 2013 já reduzimos para 70”, destacou Waldson de Souza.

Segundo a gerente executiva de Vigilância Sanitária da SES, Talita Tavares, a inserção dos dados de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan) é de responsabilidade dos municípios, mas a SES detém um certo controle da situação epidemiológica através de outros indicadores, como o laboratorial, sorológico e ambiental. “A esses municípios, orientamos uma melhor articulação do serviço assistencial com as equipes de vigilância para a sinalização dos casos suspeitos de dengue. Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante, fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo possíveis ocorrências de óbitos”, afirmou.

Ambos representantes da SES ressaltaram que o Estado está em situação de alerta, mas que isso não anuncia a possibilidade de epidemias, apenas um alerta iminente para que as ações de prevenção e combate sejam realizadas.



Fonte: Jaine Alves
Tecnologia do Blogger.