Header Ads

Seca gera queda de 20% no mercado interno do Nordeste. Veja!



As vendas do setor calçadista no mercado interno do Nordeste registraram queda de 20% no primeiro trimestre de 2013 por causa da seca. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Eduardo Almeida Souto, durante o lançamento do ‘Gira Calçados’, na noite da última sexta-feira, 26. A solenidade aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

Segundo Eduardo Souto, os mais de 300 empresários do setor calçadista paraibano estão apostando em vendas para o mercado do Norte e Sul do país para compensar prejuízos.

“O mercado econômico do Nordeste é o principal consumidor interno dos mais de 250 milhões de pares que produzimos por ano aqui na Paraíba, mas isso foi reduzido por causa da estiagem. A solução foi procurar os compradores no sul, especialmente os de São Paulo. São eles que estão ajudando a movimentar o nosso setor que sofreu conseqüências gravíssimas por causa da seca”, declarou.

Driblar esses desafios e fortalecer o mercado estadual ao traçar estratégias, além de adquirir maquinário de ponta são os objetivos dos empresários que participarão, de 04 a 06 de junho, do ‘Gira Calçados’. O evento será sediado em Campina Grande e segundo o presidente do Sindicalçados, as ações que incluem showroom, palestras e workshops será uma oportunidade para que os investidores da área possam buscar soluções alternativas e fechar negócios lucrativos. “Agilizar a produção e adquirir maquinário que reduz o custo de fabricação são ações importantes nesse momento”, disse.

A previsão é de que a edição 2013 do ‘Gira Calçados’, que chega ao segundo ano de realização, movimente até R$ 8 milhões em negócios. A previsão é de que aproximadamente 300 empresários paraibanos do setor calçadista tenham a oportunidade de otimizar a cadeia produtiva ao adquirir maquinários de ponta, além de participarem de ‘rodadas de negócios’.

Setor emprega quase 30 mil na PB – Levantamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que na Paraíba um total de 21.706 empregos são gerados diretamente pelo setor calçadista. Somente em Campina, são quase 12 mil postos de trabalho. Em todo o Estado fuma média de 200 empresas formais atuam no mercado calçadista, além de 150 atuando na informalidade, as chamadas ‘fabriquetas’. O Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados) aponta que o Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional de produção e o 4º em exportação por quantidade de calçados, representando 9,9% do mercado brasileiro.



Fonte: Jornal Correio da PB
Tecnologia do Blogger.