Header Ads

Imprensa Nacional repercute prisão de juiz de fabricar multas na Paraíba. Veja!



Um juiz e outras noves pessoas, entre policiais, advogados e servidores da Justiça, foram presas ontem em operação da Polícia Federal contra uma quadrilha que cobrava de forma irregular multas processuais para o cumprimento de decisões judiciais na Paraíba.

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do estado participou da investigação que tinha como alvo o juiz José Edvaldo Albuquerque de Lima, titular do 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira, bairro de João Pessoa.

Os advogados de autores de ações eram convencidos a participar do esquema. Segundo a Polícia Federal, muitas vezes as multas tinham valores muito acima dos normalmente aplicadas. Em geral, as multas eram pagas por pessoas que perdiam a ação, mas não eram entregues aos autores.

Durante as investigações, que tiveram início no ano passado, foram realizadas escutas telefônicas e quebra de de sigilo fiscal. Não se sabe o valor arrecadado pelo bando nem o número total de vítimas do golpe.

- Os indícios apontam que o chefe da quadrilha era o juiz. Mas as investigações ainda vão prosseguir - disse o delegado Conrado Almeida.

De acordo com o delegado, havia um integrante da quadrilha encarregado de coagir as vítimas que denunciassem a existência do esquema. Os policiais civis e militares entravam em ação nessa hora. Muitas vezes eram feitos boletins de ocorrência com informações falsas contra os denunciantes. Entre os presos, está um delegado da Polícia Civil da Paraíba.

As investigações tiveram início a partir de uma outra operação em que eram apurados pagamentos do seguro DPVAT. Os presos devem responder, entre outros, pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha, ameaça e apropriação indébita. Também foram cumpridos ontem 16 mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios dos suspeitos de integrar a quadrilha.



Fonte: O Globo
Tecnologia do Blogger.